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CADEIRA PEDRO / PEDRO CHAIR

A cadeira Pedro reinterpreta uma cadeira desenhada pelo Arquitecto e Designer Pierre Jeanneret na primeira metade do Século XX, durante o Movimento Moderno. Procurou-se, com o novo desenho, criar uma cadeira mais elegante e estruturalmente mais leve. Abaixo segue-se uma pequena memória descritiva com uma contextualização deste período tão rico na história da arquitectura.

O Movimento Moderno que decorreu ao longo de grande parte do séc. XX, marca uma enorme viragem no desenho das cidades, edifícios e mobiliário, mas acima de tudo na mentalidade de uma sociedade que se adaptava às novas tecnologias. Neste período de rápida mudança, muito fomentada pela revolução industrial que se vivia, e também pelas duas Grandes Guerras, quebrou-se inevitavelmente com o monopolismo da escola de Beaux-Arts de Paris que se espalhava um pouco por toda a Europa desde o início do Séc. XIX.

Charles-Édouard Jeanneret (1987-65), mais conhecido por Le Corbusier, é uma das principais figuras da Arquitectura Moderna construindo uma série de obras extremamente inovadoras, principalmente no campo da habitação social e unifamiliar. Desenvolveu também alguns trabalhos teóricos que acabaram por ser absolutamente essenciais na história da Arquitectura Moderna. O seu primo, Pierre Jeanneret, arquitecto e autor da cadeira que serve de referência para esta cadeira de madeira, foi um dos muitos arquitectos que trabalharam consigo. Alguns críticos de arquitectura defendem a que a enorme competência de Pierre era completamente abafada pela capacidade de comunicação e auto-promoção do seu primo e “sócio” Le Corbusier.

Produção em Lordelo, Portugal


The Pedro chair reinterprets a chair designed by the Architect and Designer Pierre Jeanneret during the Modern Movement, in the first half of the 20th Century. The new design, tries to create a more elegant and structurally lighter chair. Bellow, we write a short text contextualizing this rich period in the history of architecture.

The Modern Movement, which takes place throughout the great part of the 20th Century, marks a huge turn in the design of cities, buildings and furniture. Moreover, this turn occurs in the mentality of a society that is adapting to new technologies. In this period of rapid change, much fomented by the industrial revolution that was lived, and also by the Great Wars, the “monopoly” of the school of Beaux-Arts of Paris, which spread a little throughout Europe from the beginning of the 19th Century, was inevitably broken.

Charles-Édouard Jeanneret (1987-65), better known as Le Corbusier, is one of the leading figures in this period, designing a series of innovative buildings, especially social housing and single-family housing. He also developed some theoretical works that turned out to be fundamental in the history of Modern Architecture. His cousin, Pierre Jeanneret, an architect and the author of the chair that serves as reference for this wooden chair, was one of the many architects who worked with him. Some architectural critics defend that Pierre's enormous competence were completely muffled by the strong communication and self-promotion ability of his cousin and "partner" Le Corbusier.

Production in Lordelo, Portugal